INÍCIO // SOBRE
Sobre
OBJETIVOS
• Apoiar os docentes no desenho instrucional das UC e elaboração de recursos educativos, aplicações e ferramentas digitais;
• Promover o reconhecimento de práticas pedagógicas inovadoras;
• Coordenar programas de inovação pedagógica institucionais;
• Integrar redes e parcerias nacionais e internacionais;
• Acompanhar práticas de inclusão de estudantes e de promoção de sucesso escolar e de bem-estar;
• Apoiar a investigação e disseminação de práticas pedagógicas inovadoras;
• Apoiar o trabalho de Comunidades de Prática.
DESPACHO
Criação da Unidade de Ensino a Distância e Inovação nas Práticas Pedagógicas e nomeação de uma comissão técnico-pedagógica para a sua implementação. Despacho_22-2024_ Criacao EaD_InovacaoPraticas Pedagogicas_26fev2024
EQUIPA
COMISSÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
Ana Loureiro (Coordenadora)
Dina Rocha
Inês Messias
Rui Lopes
Teresa Cavalheiro
PRESIDENTES DOS CONSELHOS PEDAGÓGICOS
Ana Teresa Ribeiro – ESAS
Jorge Maria – ESGTS
Pedro Sequeira – ESDRM
Marta Uva – ESES
Ana Spínola – ESSS
TÉCNICO DSSIC
Luís Martins
DESIGNER INSTRUCIONAL
Maria Eduarda Baptista
DESIGNER GRÁFICO E MULTIMÉDIA
Diogo Dionísio
ESTÁGIO
Maria Eduarda Baptista (METSW_ISLA)
____ outubro 2023 a junho 2024 _____
Diogo D’Almeida (LPME – ESES)
Diogo Dionísio (LPME – ESES)
_____ março a maio 2024 ____
PROTOCOLOS
Protocolo de Intenções para Cooperação Internacional entre Instituto Politécnico de Santarém e a Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED
“A estratégia inerente ao desenvolvimento das atribuições do Instituto Politécnico de Santarém nomeadamente ao nível da cooperação, em atividades de: (a) formação, investigação e desenvolvimento, (b) extensão educativa, cultural e técnica, incluindo a prestação de serviços à comunidade e, ainda, na produção e difusão do conhecimento e da cultura;”
PROJETOS
O projeto é liderado pela Universidade de Coimbra (UC), foi apresentado em consórcio com 10 IES (ESEnfC; IPCB; IPC; IPG; IPSantarém; IPT; IPV; IUM; ISCTE – IUL; UAb), e integra-se no âmbito do Programa de Investimento RE-C06-I07 /Impulso Mais Digital – Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior/ Centros de Excelência de Inovação Pedagógica (CEIP).
Em consonância com o Aviso de Abertura 04/CO6-I07/2023 pretende-se assim, com esta submedida, “promover a inovação pedagógica, com forte componente digital, privilegiando as áreas não-tecnológicas (ciências sociais, humanidades e artes)” e “consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior através duma abordagem sistémica que privilegie práticas inovadoras com eficácia na promoção de ensino de qualidade”.
A criação do CEIP INOV3P pretende concretizar estes propósitos, constituindo-se como um dos 5 CEIP nacionais, de acordo com a meta preconizada no concurso em epígrafe. Para tal agrega, de forma coerente e sinérgica, propostas formativas, de investigação e de valorização de práticas pedagógicas inovadoras, a concretizar por um consórcio amplo e diferenciado (Centro e Lisboa), representando mais de 80 mil estudantes e um universo de mais de 5 mil docentes do ensino superior.
Plataforma Oficial : https://www.uc.pt/inov3p/
Projeto 3C:
Conectar, Colaborar e Crescer
O Projeto 3C: Conectar, Colaborar e Crescer tem como objetivo promover o sucesso escolar, reduzir o insucesso e prevenir o abandono escolar entre os estudantes do IPSantarém, através de uma estratégia integrada, holística e inclusiva que envolva toda a comunidade escolar. Esta operação, com a duração de três anos, prevê o desenvolvimento de um conjunto de atividades de capacitação, encontros, produção de conteúdos e de ferramentas tecnológicas que possam, no futuro, garantir que esta seja uma intervenção inovadora e sustentável que contribua para a identificação precoce de situações de risco de abandono, desenvolver estratégias eficazes e eficientes para atuar perante estas situações e promover o sucesso académico e pessoal dos estudantes do IPSantarém.
Instituto Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior politécnico público, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional.