
INÍCIO // RECURSOS // DOCUMENTOS
Documentos
Legislação
Decreto-Lei n.º 133/2019 - "Aprova o regime jurídico do ensino superior ministrado a distância"
Diariodarepublica.pt (2024). https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/133-2019-124392062 |
Despacho 16/2022 - "Ensino Não Presencial"
Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Cenários e Caminhos de Transformação
Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Cenários e Caminhos de Transformação | A3ES. (2023). A3es.pt https://www.a3es.pt/pt/ documentos/documentos/ inovacao-pedagogica-no-ensino-superior- cenarios-e-caminhos-de-transformacao |
Plano Estratégico 2021-2024
Plano Estratégico 2021-2024 | A3ES. (2021). A3es.pt https://www.a3es.pt/pt/o-que-e-a3es/plano-estrategico/plano-estrategico-2021-2024 |
Competências Digitais
Competências Digitais: Desenvolvimento e Impacto na Educação Atual
Estratégia Digital Nacional - onde o digital simplifica (Governo de Portugal 2025-26)
DigComp 2.2 - The Digital Competence Framework for Citizens
Diversos
A aventura da Transformação Digital e a Inteligência Artificial: desafios e oportunidades
A New Pedagogy is Emerging ... and Online Learning is a Key Contributing Factor
AGENDA de eventos EDTECH ( y otros ) - Rafael Martínez Campoblanco, Eduproject 2025
AI Tools for Teachers 2025
Arquivamento da Web e Preservação Digital
Artificial Intelligence and the Future of Teaching and Learning - Insights and Recommendations
Artificial intelligence and school leadership: challenges, opportunities and implications
Fullan, M., María, C., Harris, A., & Jones, M. (2023). Artificial Intelligence and School leadership: challenges, Opportunities and Implications. School Leadership & Management, 44(4), 1–8. https://doi.org/10.1080/13632434.2023.2246856 |
Artificial Intelligence in Society - OECD
OECD (2019), Artificial Intelligence in Society, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/eedfee77-en. |
Descendentes de Eliza: os impactos da inteligência artificial generativa no mercado de trabalho, na desinformação, nas artes e no pensamento crítico
Diretrizes para o uso ético e responsável da Inteligência Artificial Generativa um guia prático para pesquisadores
Do Giz ao Digital - Um Guia para o Uso de Plataformas Digitais em sala de aula
Klaes, A. (2024, December 13). José Antonio Klaes Roig on LinkedIn: Do giz ao digital: um guia para o uso de plataformas digitais em sala de…. Linkedin.com. José Antonio Klaes Roig no LinkedIn: Do giz ao digital: um guia para o uso de plataformas digitais em sala de… |
Educação e Plataformas Digitais: popularizando saberes, potencialidades e controvérsia
Alves, L., & Lopes, D. (2016). Educação e plataformas digitais : popularizando saberes, potencialidades e controvérsia. Ufba.br. https://repositorio.ufba.br/39372 |
Educación, tecnología, innovación y transferencia del conocimiento
Education in the age of artificial intelligence - The UNESCO Courier
Exploring Self-Regulated Learning in Digital Education: Learning design, technology and practice
Exploring self-regulated learning in digital education: Learning design, technology and practice. (2024). Pensa Evolution Srl. https://www.pensamultimedia.it/libro/9791255681694 |
Fostering Open Science to Research using a Taxonomy and an eLearning Portal
Fundamentals of E-Learning Models: A Review
Future opportunities report - THE GLOBAL 50
Press release distribution, EDGAR filing, XBRL, regulatory filings | Business Wire. (2024). www.businesswire.com Fundamentals of E-Learning Models: A Review portal |
Gen AI strategies for Australian higher education: Emerging practice
Generative Artificial Intelligence - Patent Landscape Report
World Intellectual Property Indicators Report: Global Patent Filings Reach Record High in 2023. (2023). Wipo.int. https://www.wipo.int/pressroom /articles/2024/article_0015.html |
Guía de Prompting
Borges, J. (2024, November 15). Guía de Prompting. TIC, Educação E Web. https://jfborges.wordpress.com/2024/11/15/guia-de-prompting/ |
Hootsuite x Talkwalker - Social Media Trends 2025
Hybrid and Blended Learning: Modifying Pedagogy Across Path, Place, Time and Place
Indonesia Millennial and Gen Z Report 2025
IMGS 2024. (2024). https://imgs.idntimes.com/ |
Informe EDUTEC sobre Inteligencia Artificial y Educación
Bartolomé, A. R., Pérez Garcias, A., & Prendes-Espinosa, M. P. (2024). Informe EDUTEC sobre Inteligencia Artificial y Educación. Zenodo. https://doi.org/10.5281/zenodo.14210224 |
Informe OBS: eLearning 2024 Tendencias e impacto de la IA
Innovating Pedagogy 2024
Kukulska-Hulme, A., Wise, A., Coughlan, T., Biswas, G., Bossu, C., Burriss, S., Charitonos, K., Crossley, S., Enyedy, N., Ferguson, R., Fitzgerald, E., Gaved, M., Herodotou, C., Hundley, M., Mctamaney, C., Molvig, O., Pendergrass, E., Ramey, L., Sargent, J., & Scanlon, E. (n.d.). Innovating Pedagogy 2024 Exploring new forms of teaching, learning and assessment, to guide educators and policy makers. |
Insights from the science of learning for education: leveraging scientific knowledge for innovations in teaching and learning
Manual para aulas com realidade virtual
Revealing. (2024). Projeto https://revealing-project.eu/ |
Powering Artificial Intelligence - A study of Al's Environmental Footprint - Today and Tomorrow
Relatório GEM 2024/5: Liderança na educação
Tech Trends 2025 - Deloitte. Insights
The Manifesto for Teaching and Learning in a Time of Generative AI: A Critical Collective Stance to Better Navigate the Future.
Bozkurt, A., Xiao, J., Farrow, R., Bai, J. Y. H., Nerantzi, C., Moore, S., Dron, J., Stracke, C. M., Singh, L., Crompton, H., Koutropoulos, A., Terentev, E., Pazurek, A., Nichols, M., Sidorkin, A. M., Costello, E., Watson, S., Mulligan, D., Honeychurch, S., Hodges, C. B., Sharples, M., Swindell, A., Frumin, I., Tlili, A., Slagter van Tryon, P. J., Bond, M., Bali, M., Leng, J., Zhang, K., Cukurova, M., Chiu, T. K. F., Lee, K., Hrastinski, S., Garcia, M. B., Sharma, R. C., Alexander, B., Zawacki-Richter, O., Huijser, H., Jandrić, P., Zheng, C., Shea, P., Duart, J. M., Themeli, C., Vorochkov, A., Sani-Bozkurt, S., Moore, R. L., & Asino, T. I. (2024). |
The New Normal Learning Framework
Towards AI Literacy: 101+ Creative and Critical Practices, Perspectives and Purposes
Twin Skills for the Twin Transition - Defining Green Digital Skills and Jobs
Use of artificial intelligence in education delivery and assessment
Using AI to Automate The Literature Review Process in Education: A Topic Brief
Björn Haßler, Hassan, M., Klune, C., Mansour, H., & Friese, L. (2024). Using AI to Automate the Literature Review Process: A Topic Brief. https://doi.org/10.53832/edtechhub.1003 |
Instituto Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior politécnico público, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional.