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INÍCIO // SOBRE

Sobre

.floating-menu { position: fixed; top: 50%; right: 45px; transform: translateY(-50%); display: flex; flex-direction: column; align-items: center; gap: 40px; z-index: 9999; } .vertical-line { position: absolute; top: 0; bottom: 0; width: 1px; background: #ccc; z-index: -1; } .menu-item { position: relative; display: flex; align-items: center; justify-content: flex-end; } .circle { width: 24px; height: 24px; background: #fdb913; border-radius: 50%; transition: all 0.3s ease; cursor: pointer; } .circle:hover, .circle.active { background: #3b3b3f; transform: scale(1.5); } .tooltip { margin-right: 35px; /* espaçamento ajustado */ padding: 5px 10px; background: #333; color: #fff; border-radius: 4px; opacity: 0; white-space: nowrap; font-size: 14px; font-family: Arial, sans-serif; transition: opacity 0.3s ease, transform 0.3s ease; pointer-events: none; transform: translateX(-10px); } .menu-item:hover .tooltip, .menu-item.active .tooltip { opacity: 1; pointer-events: auto; transform: translateX(0); } /* Continuação da linha para cima do primeiro círculo */ .menu-item:first-child::before { content: ''; position: absolute; top: -40px; right: 11.5px; width: 1px; height: 40px; background: #ccc; z-index: -1; } /* Para evitar que as âncoras fiquem coladas ao topo */ section { scroll-margin-top: 100px; }
const menuItems = document.querySelectorAll('.menu-item'); menuItems.forEach(item => { const circle = item.querySelector('.circle'); const targetSelector = item.getAttribute('data-target'); circle.addEventListener('click', () => { // Remove active state from all menuItems.forEach(i => { i.classList.remove('active'); i.querySelector('.circle').classList.remove('active'); }); // Activate clicked one item.classList.add('active'); circle.classList.add('active'); // Scroll to anchor const target = document.querySelector(targetSelector); if (target) { target.scrollIntoView({ behavior: 'smooth' }); } }); });
icon Objetivos

OBJETIVOS

body { font-family: Arial, sans-serif; line-height: 1.6; color: #000; /* Texto preto */ } .lista-moderna { list-style: none; padding-left: 0; } .lista-moderna li { margin-bottom: 10px; padding-left: 25px; position: relative; } .lista-moderna li::before { content: "\f058"; /* Ícone de check-circle do Font Awesome */ font-family: "Font Awesome 5 Free"; font-weight: 900; color: #FFD700; /* Cor amarela */ position: absolute; left: 0; top: 0; }
  • Apoiar os docentes no desenho instrucional das UC e elaboração de recursos educativos, aplicações e ferramentas digitais;
  • Promover o reconhecimento de práticas pedagógicas inovadoras;
  • Coordenar programas de inovação pedagógica institucionais;
  • Integrar redes e parcerias nacionais e internacionais;
  • Acompanhar práticas de inclusão de estudantes e de promoção de sucesso escolar e de bem-estar;
  • Apoiar a investigação e disseminação de práticas pedagógicas inovadoras;
  • Apoiar o trabalho de Comunidades de Prática.

DESPACHO

Criação da Unidade de Ensino a Distância e Inovação nas Práticas Pedagógicas e nomeação de uma comissão técnico-pedagógica para a sua implementação. Despacho_22-2024_ Criacao EaD_InovacaoPraticas Pedagogicas_26fev2024

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icon Equipa

EQUIPA

COMISSÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
  Ana  Loureiro (Coordenadora)
  Dina Rocha
  Inês Messias
  Rui Lopes
  Teresa Cavalheiro
  Patrícia  Pereira
  Cássio Santos
  João Cabral

PRESIDENTES DOS CONSELHOS PEDAGÓGICOS
  Ana Teresa Ribeiro – ESAS
  Jorge Maria – ESGTS
  Pedro Sequeira – ESDRM
  Marta Uva – ESES
  Ana Spínola – ESSS

TÉCNICO DSSIC
  Luís Martins

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
NO ÂMBITO DO CONSÓRCIO INOV 3P
  Maria Eduarda Baptista
  Diogo Dionísio 
____  setembro de 2024  a agosto 2025  _____

ESTÁGIO

  Maria Eduarda Baptista (METSW_ISLA)
____  outubro 2023  a junho 2024  _____

  Diogo D’Almeida  (LPME – ESES)
  Diogo Dionísio  (LPME – ESES)
_____  março a maio 2024  ____

  Getúlio Elias  (LPME – ESES)
  Tiago Pereira (LPME – ESES)
_____  março a junho 2025  ____
  Diana Santos (TPI – GM)

  João Andrade (TPI – GM)
_____  maio a julho 2025  ____

icon Despacho PDF

PROTOCOLOS

Protocolo de Intenções para Cooperação Internacional entre Instituto Politécnico de Santarém e a Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED

“A estratégia inerente ao desenvolvimento das atribuições do Instituto Politécnico de Santarém nomeadamente ao nível da cooperação, em atividades de: (a) formação, investigação e desenvolvimento, (b) extensão educativa, cultural e técnica, incluindo a prestação de serviços à comunidade e, ainda, na produção e difusão do conhecimento e da cultura;”

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ABED logo

PROTOCOLOS

Protocolo de Intenções para Cooperação Internacional entre Instituto Politécnico de Santarém e a Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED

“A estratégia inerente ao desenvolvimento das atribuições do Instituto Politécnico de Santarém nomeadamente ao nível da cooperação, em atividades de: (a) formação, investigação e desenvolvimento, (b) extensão educativa, cultural e técnica, incluindo a prestação de serviços à comunidade e, ainda, na produção e difusão do conhecimento e da cultura;”

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PROJETOS

Logo Consórcio INOV3P

O projeto é liderado pela Universidade de Coimbra (UC), foi apresentado em consórcio com 10 IES (ESEnfC; IPCB; IPC; IPG; IPSantarém; IPT; IPV; IUM; ISCTE – IUL; UAb), e integra-se no âmbito do Programa de Investimento RE-C06-I07 /Impulso Mais Digital – Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior/ Centros de Excelência de Inovação Pedagógica (CEIP).

Em consonância com o Aviso de Abertura 04/CO6-I07/2023 pretende-se assim, com esta submedida, “promover a inovação pedagógica, com forte componente digital, privilegiando as áreas não-tecnológicas (ciências sociais, humanidades e artes)” e “consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior através duma abordagem sistémica que privilegie práticas inovadoras com eficácia na promoção de ensino de qualidade”.

A criação do CEIP INOV3P pretende concretizar estes propósitos, constituindo-se como um dos 5 CEIP nacionais, de acordo com a meta preconizada no concurso em epígrafe. Para tal agrega, de forma coerente e sinérgica, propostas formativas, de investigação e de valorização de práticas pedagógicas inovadoras, a concretizar por um consórcio amplo e diferenciado (Centro e Lisboa), representando mais de 80 mil estudantes e um universo de mais de 5 mil docentes do ensino superior.

Plataforma Oficial : https://www.uc.pt/inov3p/

Projeto 3C:

Conectar, Colaborar e Crescer

O Projeto 3C: Conectar, Colaborar e Crescer tem como objetivo promover o sucesso escolar, reduzir o insucesso e prevenir o abandono escolar entre os estudantes do IPSantarém, através de uma estratégia integrada, holística e inclusiva que envolva toda a comunidade escolar. Esta operação, com a duração de três anos, prevê o desenvolvimento de um conjunto de atividades de capacitação, encontros, produção de conteúdos e de ferramentas tecnológicas que possam, no futuro, garantir que esta seja uma intervenção inovadora e sustentável que contribua para a identificação precoce de situações de risco de abandono, desenvolver estratégias eficazes e eficientes para atuar perante estas situações e promover o sucesso académico e pessoal dos estudantes do IPSantarém.

Este projeto é implementado em estreita parceria com o Ministério da Educação, Cultura e Ciências (MECC) de São Tomé e Príncipe e com a Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP). A ação atua em 4 eixos de intervenção, que visam responder aos desideratos apresentados pelo Governo: ensino técnico-profissional de dupla certificação; materiais didáticos digitais para o ensino básico e secundário; formação de professores e investigação em educação; e reforço da capacidade institucional do MEEC.

A intervenção é maioritariamente financiada pela Cooperação Portuguesa, através do Camões, I.P. e cofinanciada pelos parceiros envolvidos na sua implementação – Associação Marquês de Valle Flôr (AMVF) – entidade coordenadora da ação -, Universidade de Aveiro (UA), Universidade de Évora (), Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) e Universidade Católica Portuguesa (UCP). 

 

O Instituto Politécnico insere-se no Eixo 2 – Materiais didáticos digitais para o Ensino Básico e Secundário

  • Atualização de materiais didáticos do Ensino Básico e Secundário, complementados com ferramentas digitais;
  • Criação de materiais didáticos digitais para a Educação Especial do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.

A Universidade Europeia Aplicada, Ligada, Empreendedora e Envolvida (ACE2-EU), têm como missão dotar os estudantes, pessoal, investigadores e partes interessadas externas com conhecimentos, aptidões e competências necessários para enfrentar coletivamente os desafios futuros.
Como resposta a estes desafios, inclui-se uma dupla transição digital e ecológica, assim como em termos de questões socioeconómicas, permitindo uma transformação social sustentável, beneficiando não só as nossas regiões parceiras e a UE, mas também a sociedade em geral.

Para cumprir esta missão, a ACE2-EU utiliza uma abordagem distintiva, colaborando com partes interessadas externas de modo a criar oportunidades e atividades de aprendizagem conjuntas que envolvam todas as áreas de missão das nossas universidades. Adotam metodologias baseadas em desafios e no trabalho, em parceria com partes interessadas externas, para desenvolver oportunidades de aprendizagem flexíveis e inovadoras nos domínios da educação, investigação, inovação e serviço à sociedade. Estas são elaboradas por equipas europeias multidisciplinares de criação de conhecimentos que incluem estudantes, pessoal, investigadores e partes interessadas.

Instituto Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior politécnico público, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional.