Welcome to   Clique para ouvir o texto! Welcome to
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

INÍCIO // RECURSOS// ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Estratégias Pedagógicas

UNC Charlotte Center for Teaching & Learning

Ensino de Turmas Numerosas

Tornar uma turma grande em pequena

Como posso reduzir o sentimento de anonimato dos alunos?

Aprender os nomes dos alunos: Crie um mapa de lugares para permitir uma rápida marcação de presenças e identificação dos alunos. Devolver os exames pessoalmente para associar nomes a rostos e encorajar os alunos com dificuldades. Antes da aula, aprenda os nomes das pessoas sentadas ao longo dos corredores e chame-as durante a aula. Quando estiver a fazer um teste, peço aos alunos que pendurem uma folha de papel com os seus nomes em letras grandes à sua frente e pode andar pela sala a aprender os nomes. Quando devolver os testes, dirija-se aos laboratórios ou às secções de discussão com os papéis e devolva cada um individualmente com uma agenda para convidar os alunos com notas iguais ou inferiores a ‘D’ a marcar uma consulta, bem como quaisquer outros que pareçam desiludidos ou preocupados.

Seja uma pessoa para os alunos: Crie um ambiente mais pessoal, permitindo que os alunos o “conheçam” de forma adequada. Fale sobre os seus interesses e passatempos. Explique como encontrou um conceito pela primeira vez ou como utilizou materiais relacionados com o curso na resolução de problemas.

Seja acessível aos alunos: Tente encontrar formas de ser acessível aos alunos a nível pessoal. Chegue cedo e converse com os alunos que já lá estão. Cumprimente os alunos à medida que entram e dê-lhes a oportunidade de fazerem perguntas que não fariam durante a aula. Fique alguns minutos depois da aula para responder a perguntas individuais. Dê aos alunos o seu endereço de correio eletrônico e incentive-os a enviar perguntas ou comentários por esta via. Distribua convites a 10 alunos para se juntarem a si para um café depois da aula para se conhecerem melhor. Anuncie que se encontrará com todos os alunos quando estiverem livres para tomar um café depois da aula (não ficará sobrecarregado).

Entre no espaço do aluno: Considere a possibilidade de dar palestras ou conduzir debates a partir de diferentes pontos da sala de aula para dar aos alunos a sensação de estarem no meio da ação em vez de serem apenas observadores. Ficar atrás de um pódio enfatiza a distância entre si e a turma. Mover-se pelos corredores e pela sala faz com que a turma pareça mais pequena e encoraja o envolvimento dos alunos.

Ofereça meios para o feedback: Peça aos alunos que escrevam a parte mais “confusa” da sua aula e, em seguida, utilize uma parte da aula seguinte ou dos folhetos para clarificar o material. Um grupo de notícias específico da turma na rede informática do campus pode fomentar o debate fora da sala de aula.

Utilizar técnicas de aprendizagem ativa

Torne as suas aulas interativas, poderá querer utilizar clickers. A UNC Charlotte tem um contrato de licença institucional com o Poll Everywhere como seu Sistema de Resposta do Aluno (SRS) designado e padronizado. Como um sistema padrão, o Poll Everywhere será o único sistema de votação suportado e reconhecido na UNC Charlotte. Os alunos receberão agora uma licença gratuita do Poll Everywhere que lhes permitirá responder a perguntas de sondagem nos seus cursos.

Utilize “técnicas de baixo risco”, tais como pausa para clarificação, diário, aquário, ponto mais lamacento, papel de um minuto, pares de anotações, criação de perguntas para questionários/testes, resposta a uma demonstração ou outra atividade centrada no professor, round robin, resumo da resposta de outro aluno, partilha de ideias entre pares.

Utilizar técnicas moderadas a avançadas, como sessões de revisão ativa, agrupamento por afinidade, estudo de casos, planeamento de conceitos ou grupos cooperativos na aula.

Considerações sobre a classificação

  • Considere um trabalho que possa ter um impacto reduzido nas notas dos alunos, como um pequeno trabalho na aula, e classifique-o como “satisfatório” ou “insatisfatório” em vez de um A, B, C, etc.
  • Equilibrar a utilização de ensaios versus perguntas de escolha múltipla. As perguntas de escolha múltipla bem escritas e de qualidade levam tempo a escrever, mas podem ser classificadas rapidamente, ao passo que os ensaios podem ser escritos rapidamente, mas levam tempo a classificar.

Questões Práticas

  • Como as aulas grandes geralmente exigem um cronograma rígido, certifique-se de que seus alunos estejam cientes do cronograma;
  • Considere o uso de ferramentas on-line, como o Canvas, para anúncios e folhetos. Os alunos podem aceder folhetos on-line se perderem a aula. Coloque folhetos online com antecedência suficiente para que os alunos possam imprimir antes da aula.
  • Faça anúncios por e-mail para que os alunos tenham maior probabilidade de obtê-los.

Recursos Adicionais

  • Trabalhando com TAs (Universidade de Cornell)
    Esta página da web lista dicas sobre como trabalhar com TAs, incluindo benefícios e barreiras de colaboração com TAs.

  • Cinco Princípios de Redesenho de Curso de Sucesso (Centro Nacional de Transformação Acadêmica)
    Esta página da web descreve cinco princípios de redesenho de cursos universitários, incluindo exemplos de projetos de redesenho e descrições de como os princípios melhoram o aprendizado dos alunos e reduzem o custo de instrução.

  • Seis Práticas Inovadoras de Reestruturação de Cursos (Centro Nacional de Transformação Acadêmica)
    Esta página da web descreve seis práticas inovadoras que foram empregadas em projetos de redesenho de cursos universitários, incluindo projetos de redesenho de exemplo.

Instituto Politécnico de Santarém é uma instituição de ensino superior politécnico público, ao serviço da sociedade, empenhada na qualificação de alto nível dos cidadãos, destinada à produção e difusão do conhecimento, criação, transmissão e difusão do saber de natureza profissional, da cultura, da ciência, da tecnologia, das artes, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental, relevando a centralidade no estudante e na comunidade envolvente, num quadro de referência internacional.

Clique para ouvir o texto!